Imerys, Transform to perform

Sustentabilidade

Área de publicações.

  


 

Casa Imerys: um novo modelo de relacionamento com a comunidade


 

Saúde, lazer, cidadania e convívio social em um mesmo ambiente

 

Em 2011, a Imerys se viu diante de um grande desafio: como ampliar os resultados de responsabilidade social e assumir o protagonismo das atividades sociais na região, O projeto Casa Imerys surgiu como uma iniciativa pioneira na região que se concretizou como um eficiente e inovador modelo de relacionamento com a comunidade. Hoje, duas Casas funcionam nas comunidades Vila do Conde e Bairro Industrial e, juntas, já transformaram a vida de quase 6 mil pessoas no município de Barcarena.

 

As duas Casas Imerys funcionam como centros de educação com foco na qualificação voltada para o mercado do trabalho – o primeiro e até então o único na comunidade a oferecer cursos gratuitos. Dessa forma, o projeto preencheu uma lacuna social mapeada: embora Vila do Conde seja uma área industrial, a oportunidade de emprego ainda é distante do morador da região, que não está qualificado para assumir os postos de trabalho existentes. O que se observa é uma população cuja renda vem principalmente da informalidade, dos serviços autônomos e de pequenos comércios.

 

Oferece capacitação em cursos como informática básica e avançada, gestão de almoxarifado, logística empresarial, mecânica industrial, secretariado e eletricidade predial. Os treinamentos são ministrados por uma equipe credenciada e o certificado é válido em todo o território nacional. Um dos parceiros da Casa na área de qualificação é o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), reconhecidamente a melhor e mais importante instituição nacional de formação de profissionais para o setor industrial.

 

Com o conhecimento do território, a Imerys identifica qual a demanda de profissionais das empresas locais e, junto com o Senai, formata o conteúdo da capacitação, aumentando as chances de geração de emprego e renda na comunidade.

 

Por estar dentro da comunidade, o projeto facilita o acesso da população aos cursos e treinamentos e amplia as oportunidades aos moradores.

 

Um espaço feito por todos para todos

 

As casas foram criadas para fazerem parte das comunidades e isso foi praticado pela Imerys em todos os momentos, da concepção à concretização da iniciativa. Para sediar a Casa, por exemplo, a opção foi utilizar um imóvel local, reforçando a mensagem de aproximação e de portas abertas aos vizinhos, diminuindo eventuais resistências. A mineradora estabeleceu um diálogo constante com as lideranças comunitárias e, por meio desse canal de relacionamento, o projeto foi construído, não apenas como uma iniciativa da Imerys, mas como o resultado do trabalho da coletividade para benefício de todos – empresa e sociedade.

 

Os empregados da Imerys, muitos deles moradores de Barcarena, também foram fundamentais na concretização do projeto. Assim como os futuros vizinhos de Vila do Conde, eles conheceram o projeto antecipadamente e muitos atuaram como voluntários na reforma e adaptação do imóvel que receberia a sede da Casa Imerys.

Voltar ao topo
X

Nos envie uma mensagem