Imerys, Transform to perform

Sustentabilidade

Área de publicações.

  


Sorriso Saudável

 

Sorriso Saudável oferece serviço odontológico e educação em saúde bucal no interior do Pará

 

Conversar com Camila, Josiane e Jonas é ter uma breve aula sobre saúde bucal. Eles têm apenas sete, nove e doze anos, respectivamente, mas entendem e sabem dizer por que é importante escovar os dentes, explicam que se deve escová-los logo após as refeições e que não cuidar da dentição traz consequências negativas para o sorriso. Tudo que sabem foi ensinado na escola, por meio das palestras educativas e atividades lúdicas do Programa Sorriso Saudável, realizado pela Imerys.

 

Camila, Josiane e Jonas moram na comunidade Vila Cajueiro, localizada na zona rural do município de Ipixuna do Pará, onde estão as duas minas de caulim da Imerys. A região é carente de serviços essenciais, entre eles os de odontologia. Sem dentista instalado na região, criou-se uma cultura de extração dentária: as visitas ao consultório – normalmente realizadas no centro do município – tornam-se pontuais e quase sempre significam arrancar o dente já deteriorado pela cárie. Outra consequência desse cenário é que crianças adquirem cárie ainda na dentição de leite.

 

Com o Sorriso Saudável, há sete os moradores da Vila Cajueiro e de outras três comunidades da região – Santa Maria do Bacuri, Vila Aparecida e Vila Oliveira – estão recuperando o sorriso. Em Barcarena, onde a empresa também está presente, o projeto começou em 2004 na Vila do Conde. O programa oferece serviços de atendimento odontológico gratuito, regular e de qualidade bem perto dos moradores e, mais importante, ajuda a mudar a cultura local educando crianças e adultos sobre os hábitos de higiene bucal. “O grande diferencial do programa é não ser emergencial. É tratar integralmente o paciente do ponto de vista da saúde bucal”, pontua o dentista João Moraes, coordenador do projeto social em Ipixuna do Pará.

 

As escolas servem como polo das atividades do programa nas comunidades e o trabalho começa a partir delas. A primeira ação é em sala de aula, com uma palestra educativa para crianças, pais e responsáveis, cujo objetivo é orientar sobre os principais cuidados relacionados à saúde bucal. Os participantes aprendem a importância de escovar os dentes regularmente e começam a criar uma nova relação com o dentista. Além de informação, as crianças recebem um kit de higiene bucal para manter em casa os cuidados aprendidos na escola.

 

É também na área das escolas, ou próxima a elas, que o atendimento médico é feito. O Odontomóvel, trailer equipado pela mineradora com um consultório odontológico completo, fica estacionado três meses em cada comunidade e realiza atendimentos cinco vezes ao mês. Na unidade são prestados serviços diversos, do diagnóstico ao tratamento, passando por restaurações e pequenas cirurgias odontológicas. O consultório móvel viabiliza o tratamento dentário dentro das comunidades e torna o Sorriso Saudável a principal opção de acesso dos moradores a um serviço odontológico de qualidade.

 

Considerando apenas as comunidades de Ipixuna, a cada ano o Odontomóvel atende cerca de 650 alunos, que fazem em média três consultas anuais – número que supera a recomendação médica de duas idas ao dentista a cada ciclo de um ano. Em 2014, cada paciente atendido pelo Sorriso Saudável na região fez perto de 6,5 procedimentos odontológicos e para este ano estima-se 28 palestras em sala de aula.

 

Comunidades abraçam o programa

 

O Sorriso Saudável trabalha uma relação de proximidade com as comunidades assistidas, o que leva a resultados mais positivos e sustentáveis. A opção pela escola como polo de atuação reforça isso. Cada unidade de ensino que recebe o Odontomóvel elege um prefeito e um subprefeito que ficam responsáveis por cuidar do trailer durante o período que ele fica na localidade. “A escolha é feita junto com os professores e escolhemos uma criança com alguma dificuldade em sala de aula e elas sempre respondem bem ao desafio”, conta João Moraes.

 

Outro indicador importante é a nova relação dos pacientes com o dentista e com o cuidado pessoal com os dentes. Em uma realidade na qual o contato com o médico era pontual, sobretudo emergencial, percebe-se, após o programa, que o medo de ir ao consultório deixa de existir e a frequência de consultas e de cuidados se torna maior. Dois reconhecimentos criados pelo programa vão premiar o “Amigo do Dentista” e o “Sorriso Saudável” destacando, respectivamente, as crianças que perderam o medo do consultório e aquelas que conseguiram terminar o tratamento e eliminar as cáries.

 

Essa aproximação entre dentista e paciente gera uma relação na qual o tratamento dentário passa a ser mais dedicado à prevenção do que ao tratamento. O resultado mais evidente pode ser medido no sorriso e na mudança de atitude das pessoas. “Um orgulho é ver como as crianças buscam atendimento, mesmo sem a intervenção dos pais”, observa o coordenador João Moraes. “A partir do projeto percebe-se uma mudança de comportamento dos alunos em sala de aula. As palestras são um momento importante de aprendizado para todos”, completa o professor Luís Carlos Amaral, que observa em sala de aula os impactos indiretos do Sorriso Saudável.

Voltar ao topo
X

Nos envie uma mensagem