• MARÇO

    Inscrições
    06 a 20 de março

    Seleção dos participantes
    27 de março a 03 de abril

  • ABRIL

    Evento de briefing
    06 de abril

    Expedição fotográfica em Barcarena
    12 de abril

    Expedição fotográfica em Barcarena
    19 de abril

    Upload das fotos no site
    Até 28 de abril

  • MAIO

    Seleção das fotos para catálogo
    01 a 05 de maio

  • JUNHO

    Anúncio dos vencedores e lançamento da exposição em Belém
    Mês de Junho

O QUE É?

A IMERYS

Faz parte do Grupo Imerys, de origem francesa, presente em mais de 50 países, em todos os continentes. No Pará, a mineradora possui a maior operação de caulim do mundo com duas minas de extração do minério em Ipixuna do Pará e uma planta de beneficiamento em Barcarena.

A EXPEDIÇÃO

A empresa realiza a segunda edição do Expedição Imerys, evento que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da fotografia e promover a ampliação do conhecimento sobre a Casa Imerys, principal projeto social da mineradora no Pará.


Clique aqui e assista ao vídeo dos principais momentos da primeira edição realizada em 2015.

CASA IMERYS

Inaugurada em 2012, a Casa Imerys é um lugar de permanente contato com as comunidades, focada em atuar nas áreas de saúde, educação e geração de renda por meio de cursos de capacitação gratuitos, além de oficinas de lazer para crianças, jovens e idosos.

O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade de vida das populações e estreitar a relação da empresa com as comunidades. Mais de 10 mil pessoas já foram beneficiadas em cinco anos de atuação e hoje existem três Casas Imerys, sendo duas em Barcarena e uma em Ipixuna do Pará.

ATIVIDADES DO PROJETO CASA IMERYS
  • Balé

    Crianças de 6 a 10 anos que participam das aulas de balé da Casa Imerys se apresentam em espetáculos.

  • Karatê

    Jovens praticam karatê na Casa Imerys, um dos cursos mais recentes da casa.

  • Artesanato

    Aulas de artesanato atraem públicos de todas as idades para a Casa Imerys.

  • Hidroginástica

    Aulas de hidroginástica promovem saúde e lazer para a terceira idade.

  • Reforço escolar

    Aulas de reforço escolar ajudam crianças e adolescentes na escola.

      Inscrições Encerradas! Clique aqui para baixar o regulamento.

Regulamento - 2a Convocatória Expedição Imerys

O evento fotográfico “Expedição Imerys” é uma iniciativa da Imerys Rio Capim Caulim, empresa parte do grupo francês Imerys, que extrai e beneficia o minério caulim no Pará. Esta Convocatória irá selecionar 20 fotografias que farão parte de uma exposição fotográfica a ser exposta em Belém (Brasil), nos Estados Unidos, França e, posteriormente, em mais destinos a serem definidos (nacionais e internacionais). Essa iniciativa é uma oportunidade de expandir fronteiras da arte fotográfica e tornar público o trabalho desenvolvido com comunidades do município de Barcarena, Pará. O objeto temático da exposição é o projeto Casa Imerys, realizado pela Imerys.

As Casas Imerys participantes em 2017 serão:

  • Casa Imerys – Vila do Conde
  • Casa Imerys – Bairro Industrial

Mais informações sobre os projetos sociais estão disponíveis no www.imerysnopara.com.br/expedicaoimerys e também no Instagram @imeryscaulim e www.facebook.com/imeryscaulim.


DAS INSCRIÇÕES

Artigo 1˚ - A convocatória é aberta para fotógrafos profissionais e amadores, com 18 anos de idade completos até a data de início das inscrições.

Artigo 2˚ - As inscrições serão gratuitas e estarão abertas a partir do dia 6 de março de 2017 até o dia 20 de março de 2017.

Artigo 3˚- Os interessados em participar da “Expedição Imerys” devem se inscrever, exclusivamente no hotsite da convocatória, por meio do link: www.imerysnopara.com.br/expedicaoimerys respeitando o período de inscrição, o qual pode ter a sua data modificada. Para a pré-inscrição, é necessário preencher o formulário de cadastro e indicar um link com o seu portfólio.

Parágrafo único – O link de portfólio, caso esteja disponível em uma rede social, deverá estar com status “público”, para facilitar a visualização da organização da convocatória. O link que não obedecer a este critério e não estiver configurado dessa maneira impossibilitará o ingresso para a próxima fase.

Artigo 4˚ - Qualquer equipamento fotográfico poderá ser utilizado (câmera fotográfica, tablet’s, celulares e etc.). A qualidade da fotografia poderá influenciar na seleção e essa escolha/ decisão é de total responsabilidade do participante.

Artigo 5˚ - A fase de inscrição será composta de duas etapas. Na primeira fase (triagem), serão avaliados perfil técnico/artístico dos candidatos inscritos e serão selecionados até 60 (sessenta) fotógrafos que farão parte da “Expedição IMERYS".

Parágrafo § 1˚- Os selecionados receberão uma confirmação da seleção e o convite para reunião de Briefing por e-mail até o dia 03 Abril/2017.

Parágrafo § 2˚- O comparecimento na reunião de Briefing é obrigatório para a continuidade do participante na convocatória.

Artigo 6˚ - Somente os candidatos selecionados à segunda fase do evento terão direito e receberão, via e-mail, dados como USUÁRIO e SENHA para acompanhar todo o processo na sua área privativa do hotsite do evento.

Parágrafo Único: Toda a comunicação com participantes e inscritos será realizada, exclusivamente, por e-mail, contato telefônico e envio de mensagens via WhatsApp.


DO ENVIO DOS TRABALHOS

Artigo 7˚ - Os participantes do concurso deverão fazer o upload de suas imagens até 23h59 do dia 28 de abril 2017 sob as seguintes regras:

Artigo 8˚ - Deverá ser feito o upload de, no máximo, cinco (05) fotografias de cada Casa Imerys para concorrer à seleção final, contabilizando dez (10) fotografias no total. O envio dos arquivos, identificados por meio de legenda, deverá ser feito exclusivamente na área privativa do hotsite.

Parágrafo único - Não é obrigatório que as imagens tenham relação entre si.

Artigo 9˚ - O formato de envio deve ser .JPEG, com 300 dpi de resolução. O lado maior (horizontal ou vertical) da fotografia deve ter no mínimo 1800 pixels.


DO DESLOCAMENTO

Artigo 10˚ - A Imerys disponibilizará aos fotógrafos inscritos na 2˚ fase (uma) 1 viagem de deslocamento para Barcarena-PA, partindo de Belém-PA, nas datas pré-fixadas, assim como as refeições que correspondam ao horários de duração da Expedição. A ida até Barcarena acontecerá, exclusivamente, nos dias 12 e 19 de abril de 2017. Os candidatos serão divididos em duas turmas e as datas de viagem de cada inscrito serão divulgadas durante evento de Briefing.

Parágrafo único – A Imerys não se responsabiliza por quaisquer danos materiais decorrentes de atos da natureza e riscos similares, de responsabilidade civil e contra acidentes durante o deslocamento.


DA SELEÇÃO

Artigo 11˚ - A comissão julgadora fará a seleção de 20 (vinte) imagens que farão parte da “Exposição Expedição IMERYS”. Os membros da comissão serão: Marcos Moreira (Diretor de Operações – Global da Imerys Caulim), Emanuel Franco (Curador e Artista Visual), Alexandre Sequeira (Artista Visual) e Rafael Araújo (Fotógrafo e Produtor Cultural). Cada participante poderá ter apenas uma foto escolhida dentre as 20 selecionadas. Os selecionados serão informados via e-mail e contato telefônico até o dia 06 de maio de 2017.

Artigo 12˚ - Dentre as 20 imagens selecionadas, a Comissão Julgadora escolherá as 2 (duas) imagens que mais representem a proposta do projeto social Casa Imerys, o que dará direito aos autores uma viagem de (6) seis dias para participação no Valongo Festival Internacional da Imagem 2017, em Santos/SP, previsto para os dias 04 a 08 de outubro de 2017.

A premiação consistirá em:

- Passagem Belém–São Paulo–Belém

- Traslado (Aeroporto São Paulo–Santos–Aeroporto São Paulo)

- 6 (seis dias) Hospedagem + Alimentação (Café + Almoço + Jantar)

- Vale Workshop no valor de R$1.000,00 (mil reais)

Parágrafo único: O voucher que dará direito à viagem para a cidade de São Paulo é intransferível e não poderá ser convertido em dinheiro. Os selecionados serão revelados durante a vernissage de abertura da “Exposição Expedição IMERYS 2017 ”, que acontecerá no mês de Junho de 2017, em Belém.

Artigo 13˚ - Será premiado também na categoria “júri popular” o (a) autor (a) da imagem que obtiver maior número de “compartilhamentos” via rede social Facebook com a utilização da hashtag #expedicaoimerys. O (A) autor (a) da imagem postada na rede social que obtiver o maior número de compartilhamentos até às 23h59 do dia 30/05 receberá um “Vale Workshop” da Associação Fotoativa, entidade que atua com fotografia em Belém.

Parágrafo único: O (A) vencedor (a) da categoria “Júri Popular” seguirá habilitado (a) a concorrer e a ser premiado (a) na categoria principal do evento, caso tenha sua obra selecionada.


DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 14˚ - Os autores selecionados (20 imagens) para a Exposição Expedição IMERYS, cedem, automaticamente o direito de uso de imagem, pelo período de 10 (dez) anos, à IMERYS RIO CAPIM CAULIM sem nenhum ônus e em caráter definitivo, plena e totalmente, bem como autorizam desde já a sua utilização para fins institucionais como: websites, feiras, eventos e materiais de divulgação internos e externos. Sempre mencionando os créditos para o autor todas as vezes que forem utilizadas.

Artigo 15˚ - Os participantes desta convocatória declaram que são únicos e exclusivos titulares dos direitos autorais das fotos enviadas, assim como declaram que são originais e não violam quaisquer direitos de terceiros ou direitos conexos.

Artigo 16˚ - Trata-se de uma iniciativa de caráter exclusivamente cultural, sem nenhuma modalidade de sorteio ou pagamento, sem ser vinculada à aquisição ou ao uso de qualquer bem, direito ou serviço. É aberta a toda e qualquer pessoa residente em território nacional, exceto para membros da comissão organizadora da convocatória, colaboradores do grupo IMERYS CAULIM e fotógrafos vencedores nas edições anteriores.

Serão escolhidos 20 autores que terão suas fotografias expostas em exposições no Brasil, Estados Unidos, França e em mais destinos a serem definidos (nacionais e internacionais). Os fotógrafos com as duas imagens que mais representem os objetivos da “Expedição IMERYS” farão uma viagem com todas as despesas pagas para participar do Festival Internacional da Imagem - Valongo 2017, em Santos, São Paulo, no período de 04 a 08 de outubro.

Baixe os catálogos de 2015 e 2017


Tire suas dúvidas. Mande sua mensagem ou ligue para (91) 98100-8874 (WhatsApp).



LOGÍSTICA

A Imerys disponibilizará um ônibus executivo para o deslocamento dos participantes da Expedição até Barcarena, assim como a alimentação. Os detalhes sobre a viagem serão informados durante o evento de briefing.

LOCALIZAÇÃO

A distância entre Belém e Barcarena é de 112km e o tempo estimado de viagem é de 2h pela Alça Viária.