Imerys, Transform to perform

Quem somos

Área de publicações.

  


 

Imerys no Pará

 

Em operação no Pará desde 1996, a Imerys Rio Capim Caulim trouxe para o Estado a experiência do Grupo Imerys, líder mundial em soluções especiais de base mineral para a indústria. Em 2010, a empresa adquiriu a Pará Pigmentos S.A. (PSSA), que pertencia ao Grupo Vale. Com estrutura duplicada, a mineradora passou a ter a maior planta de beneficiamento de caulim do mundo e 71% de participação na produção de caulim no Brasil.

 

Mina RCC, em Ipixuna do Pará.

 

Nas operações da Imerys Capim, o minério é extraído de duas minas em Ipixuna do Pará que fica às margens do Rio Capim.  O caulim é transportado por minerodutos até Barcarena, onde é beneficiado e embarcado no porto privado da Imerys. A maior parte do minério tem como destino o mercado internacional.

 

Porto privado da Imerys em Barcarena

 

Das minas em Ipixuna do Pará, o caulim é transportado por dois minerodutos, que passam por Tomé-Açu, Acará, Mojú, Abaetetuba até chegar em Barcarena. No percurso, os dutos ainda atravessam os rios Acará Mirim, Acará e Mojú. O mineroduto que sai da mina RCC tem a extensão de 160 km e o que sai da mina PPSA tem 180 km, conforme o mapa abaixo:

 

 

 


Voltar ao topo
X

Nos envie uma mensagem