Imerys, Transform to perform

Caulim

Área de publicações.

  


 

O Produto 

 

O caulim é formado basicamente pela caulinita e tem a cor branca por causa do seu baixo teor de ferro. Trata-se de um mineral argiloso branco, não inflamável, não tóxico e que não apresenta reatividade química.

O termo "caulim" deriva da palavra chinesa kauling (colina alta), referência à colina Jauchau Fu, localizada na China, onde o caulim é extraído há muitos séculos. Por ser um dos seis minerais mais abundantes da crosta terrestre, possui ampla distribuição geográfica e é encontrado em vários continentes.

Atualmente, o caulim pode ser utilizado nos seguintes setores: cerâmico, farmacêutico, geração de energia, alimentação animal, agrícola, biocombustível, petróleo, cosmético, saúde e higiene, cimento, indústria de refratários, tintas, automotiva, plásticos, borracha, papéis e etc.

Na economia paraense, o caulim está entre os seis minérios com maior exportação mineral do Pará, que tem como destinos 19 países, sendo os principais consumidores os Estados Unidos, Canadá e Europa. Mesmo com toda sua importância na economia e presença em diversos produtos, o caulim ainda é desconhecido por muitas pessoas.

 

Caulim em seu processo de beneficiamento, em Barcarena, Pará.

Caulim em big bags, preparado para o transporte, em Barcarena, Pará.


Voltar ao topo
X

Nos envie uma mensagem