Imerys, Transform to perform

Área de publicações.

  


 

Imerys completa 20 anos de atuação no Pará

 

Produzir caulim de forma sustentável, respeitando o meio ambiente, as comunidades e seus parceiros é o objetivo principal da Imerys, mineradora que atua com o minério no Pará e que completa 20 anos de atuação no estado. A empresa possui a maior operação de beneficiamento de caulim do mundo, localizada nos municípios de Ipixuna do Pará e Barcarena e constantemente firma seu compromisso com o desenvolvimento da região.

Em Ipixuna do Pará são localizadas as duas minas de extração de caulim, que é levado para o beneficiamento através de dois minerodutos que atravessam quatro municípios até chegar a Barcarena. O que está ligado à mina RCC tem a extensão de 160 km e à mina PPSA tem 180 km. Depois disso, o produto é bombeado por minerodutos para a planta de beneficiamento em Barcarena e depois para o porto privado da empresa com capacidade para navios de até 35 mil toneladas. Esse sistema torna a Imerys no Pará a maior operação de caulim do mundo.

Em 2015, a Imerys teve como principais mercados a Bélgica, o Estados Unidos da América, Canadá, Finlândia e Itália. Atualmente, o caulim pode ser utilizado em diversos setores: cerâmico, farmacêutico, energia, biocombustível, cosmético, saúde e higiene, tintas, plásticos, borracha, papéis, etc. A empresa também possui o foco voltado para o desenvolvimento de novos negócios que tenham como base o caulim, atenta às necessidades do mercado para propor soluções inteligentes e sustentáveis.

Ainda assim, mesmo com toda sua importância na economia e presença em diversos produtos, o minério ainda é desconhecido por muitas pessoas. “Queremos mostrar que o caulim está presente na vida das pessoas: no creme dental, na xícara do café da manhã, no lápis de cor da escola. É importante mostrar a presença dos minérios no dia a dia de todos”, ressalta o gerente geral de caulim da América do Sul, Marcos Moreira.

Em 2015, a Imerys investiu 32 milhões de reais em Saúde, Segurança e Meio Ambiente e sua produção foi de 1.424 milhões de toneladas. A empresa permanece investindo também na contratação de mão de obra local. Atualmente, dos 1.400 colaboradores, 85% são paraenses e 51% são do município de Barcarena.

 

Sustentabilidade

Mais do que compromissos ambientais, as ações da Imerys também materializam os investimentos da empresa em iniciativas concretas em busca de sustentabilidade. O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) da empresa, criado em 1998, plantou nos últimos cinco anos 269 mil mudas de diversas espécies florestais nas minas RCC e PPSA, localizadas no município de Ipixuna do Pará. O projeto foi contemplado em 2015 com o 17º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira, da revista Minérios & Minerales, na categoria Meio Ambiente.

“Há uma integração com a participação das famílias das comunidades do entorno e uma nova metodologia de plantios. As famílias nos auxiliam na produção das mudas de espécies florestais e frutíferas, utilizadas nas áreas em recuperação, e nós retribuímos gerando trabalho e renda”, conta Cláudio Cyrino o responsável pelo PRAD na empresa. Ao todo, 14 famílias de três comunidades são envolvidas na atividade.

 

Responsabilidade Social

A Imerys também possui um extenso programa de Responsabilidade Social, envolvendo educação, lazer, saúde, entre outros serviços. Só em 2015, a empresa já investiu mais de 2 milhões de reais na área de Relações com a Comunidade e atendeu nos dois municípios mais de nove mil pessoas. Em busca do desenvolvimento econômico local, a empresa incentiva a geração de renda para impulsionar a economia nas áreas em que atua.

Em 2016, o maior projeto social da empresa comemora quatro anos de atuação no município de Barcarena. A Casa Imerys possui duas sedes na cidade e em 2015 realizou aproximadamente 3.500 atendimentos. A coordenadora de Relações com a Comunidade da Imerys, Clara Segón, afirma que o que torna o projeto bem sucedido é o estilo de relacionamento: “Isso determina o diferencial do papel da Imerys com as comunidades: estamos aqui para ponderar e melhorar a realidade das pessoas, por meio de ações que fazem de cada morador o protagonista da sua própria transformação”.

A Casa Imerys tem um foco principal: ser um centro de educação. Nela, busca-se incessantemente a qualificação voltada para o mercado de trabalho. Para isso, a empresa fechou uma parceria com o Senai para oferecer diversos cursos. “Foi um passo muito importante para a Imerys essa parceria com o Senai. Assim, os certificados dos alunos são reconhecidos em qualquer lugar do Brasil. Fiz questão de assinar”, afirma Marcos Moreira, gerente geral de caulim da América do Sul.

 

X

Nos envie uma mensagem