Imerys, Transform to perform

Área de publicações.

  


 

Primeiro seminário de Relações com a Comunidade é realizado em Belém

 

            Responsabilidade social é o tema principal do primeiro Seminário de Relações com a Comunidade da Imerys, grupo francês que está presente em 50 países em todo o mundo. A unidade escolhida para ser a anfitriã foi a do Pará, que atua com caulim nos municípios de Barcarena e Ipixuna do Pará, formando a maior planta de beneficiamento do minério do mundo. Representantes das demais unidades vieram ao Pará para do evento que incentivou o compartilhamento de boas práticas, debate sobre programas de responsabilidade social e troca de experiências.

            Os convidados assistiram a palestras sobre Responsabilidade Social e discutiram formas de fazer muito mais pelas comunidades no entorno das operações da Imerys em todo o mundo. Além disso, visitaram a planta de beneficiamento da mineradora em Barcarena e as duas unidades da Casa Imerys, principal projeto social da empresa no município. Mário Seixas, gerente geral de caulim das Américas, acredita que esta unidade está à frente do seu tempo: “Fico feliz do primeiro seminário ser aqui no Pará. Claramente essa unidade da Imerys traz trabalhos e iniciativas inovadoras e é uma referência a ser seguida”.

            Clara Segón, coordenadora de Relações com a Comunidade da Imerys no Pará, reforçou a importância de fazer o benchmarking, processo de avaliação da empresa em relação à outras do mesmo setor, por meio do qual é possível aperfeiçoar os seus próprios métodos. Por isso, outras empresas do setor industrial e que atuam no Pará foram convidadas para o seminário, como a norueguesa Hydro, que possui operações em Paragominas e Barcarena (Albras e Hydro Alunorte) e a Alcoa, que atua no município de Juruti.

         “Estou segura que tanto a Hydro quanto a Alcoa está no mesmo nível que a Imerys na excelência da Responsabilidade Social. Somos parceiros, somos vizinhos. Enfrentamos os mesmos desafios e precisamos discutir juntos como podemos atuar de forma efetiva pelo bem dessas comunidades”, ressalta Ana Celeste Franco, gerente de Relações Institucionais da Alcoa. “A Imerys abriu as portas para nós, foi uma oportunidade fantástica. Queremos levar essa experiência para dentro da empresa. Essa interação, a oportunidade de ouvir aquele que passa pelas mesmas situações que você, a mesma realidade, é essencial”.

 

Premiação

         Durante o seminário, também foram entregues os prêmios do Desafio do Desenvolvimento Sustentável, o SD Challenge, reconhecimento interno do grupo Imerys onde todas as unidades podem inscrever projetos voltados à sustentabilidade. A unidade do Pará foi premiada pelo projeto do barco hospital Luz da Amazônia com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), que levou atendimento médico para mais de mil ribeirinhos das comunidades do município de Ipixuna do Pará em 2015.

         “Primeira vez que realizamos uma parceria com a SBB e foi a primeira vez que eles receberam patrocínio de uma empresa privada para realizar esse trabalho, que foi provavelmente a experiência mais sensível da minha vida. Sinto que contribuímos muito para a comunidade de Ipixuna”, compartilha Clara Segón.

X

Nos envie uma mensagem