Imerys, Transform to perform

Área de publicações.

  


Evento promove conhecimento, interação e arte com o caulim em Ipixuna do Pará

Viver a mineração por um dia. Esse foi o objetivo do European Minerals Day, evento promovido pela Imerys nesta sexta-feira, 22 de setembro.

Em sua décima edição, o European Minerals Day, que ocorre a cada dois anos, é realizado por diferentes empresas do setor mineral em 27 países e tem por objetivo oferecer ao público a possibilidade de explorar o mundo dos minerais por meio da experiência educacional e do entretenimento oferecido.

Integrado à programação que ocorrerá em empresas sediadas em países como França, Portugal, África do Sul e Bélgica, no Pará, o Minerals Day foi aberto para escolas, alunos, famílias, comunidades e toda a população interessada em descobrir mais sobre a indústria do caulim. Em todo o mundo, o European Minerals Day já atraiu a atenção e a participação de cerca de 30 mil pessoas.

Aproximadamente 20 comunitários de Ipixuna do Pará, localidade onde a Imerys possui suas duas minas de caulim, participaram de um dia inteiro de atividades que levaram conhecimento e o contato bem próximo com o minério que já faz parte do cotidiano das pessoas. Jovens e adultos tiveram a oportunidade de conhecer as aplicações do caulim, a forma como ele é extraído e as iniciativas da empresa em responsabilidade socioambiental.

Logo no início da manhã, representantes da Imerys receberam os convidados e apresentaram informações sobre a atuação da Imerys e suas diferentes áreas operacionais. Após as orientações de segurança e a apresentação de vídeos explicativos, os visitantes se dirigiram até a mina e puderam conhecer como funciona o processo de extração do minério.

Para a dona de casa Nilda Silva, a oportunidade de conhecer como funciona uma mineradora foi muito proveitosa. "Participar do Minerals Day, para mim, foi muito importante porque eu aprendi tantas coisas aqui que eu nunca tinha encontrado. É a segunda vez que eu venho nesse lugar e eu achei tudo muito lindo. Essa é uma forma de levar conhecimento para outras pessoas que ainda não vieram e dizer que, um dia, elas também vão ter essa oportunidade", comentou.

Após as atividades na mina, uma iniciativa diferente despertou a curiosidade dos moradores das comunidades participantes do Minerals Day: uma oficina com o artista Pedro Pára proporcionou o contato ainda mais direto dos visitantes com o caulim. Durante a atividade, todos puderam confeccionar peças decorativas a partir das pedras brutas de caulim que foram obtidas na visita. Ao final da oficina, os participantes puderam levar para casa as obras que foram modeladas.

“É um evento bem interessante porque vem desmistificar o caulim e suas aplicações no cotidiano das pessoas por meio do conhecimento e o contato direto com o nosso minério. O Minerals Day contribui, ainda, com a manutenção do relacionamento próximo e transparente da empresa com as comunidades do entorno das nossas operações”, destacou Juliana Carvalho, Coordenadora de Comunicação & Relações com as Comunidades da Imerys. 

X

Nos envie uma mensagem