Imerys, Transform to perform

Area publications.

  


                                                                             

Hoje (25), o Brasil celebra o Dia da Indústria. A data reforça a importância deste setor para o fortalecimento da economia e a geração de mais emprego e renda no país. Além de serem responsáveis por contribuir com R$ 1.212 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2017, as indústrias concentram cerca de 12 milhões de empregos em todo o país, segundo balanço do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado em março deste ano.

Entendendo que cada colaborador é peça fundamental para o sucesso da empresa, cada vez mais as indústrias estão indo além da inovação em produtos e processos, investindo em ações de valorização do quadro de pessoal e fortalecimento da cooperação entre diferentes áreas dentro da empresa.

 A Imerys desenvolve desde outubro do ano passado a campanha #TamoJunto, com o objetivo de melhorar o clima organizacional e valorizar ainda mais os colaboradores da empresa, com, treinamentos e estímulo à participação  e ao trabalho em equipe em suas unidades.

A Gerente de Recursos Humanos e Infraestrutura da mineradora, Micheline Araujo, explica que a campanha tem sido uma estratégia fundamental para integrar colaboradores de diferentes áreas da Imerys. “Esta campanha demonstra que estamos todos juntos sempre. Somos todos uma única empresa com o objetivo em comum de produzir caulim de forma sustentável. Por isso, também elaboramos a enquete ‘Como você está se sentindo hoje?’, para que os colaboradores nos sinalizem se estamos no caminho certo para o melhoramento do clima organizacional e da produtividade da empresa”, diz a gestora.

A campanha #TamoJunto inclui a formação de um Comitê de Carreira para avaliar oportunidades de promoção de cargos, o prêmio Destaques do Ano, investimentos na contratação de estagiários e treinamento para novos colaboradores, além de ações de motivação e engajamento para melhoramento de clima organizacional.

Para Otávio Júnior, operador da Sala de Controle de Produção da planta da Imerys em Barcarena, a campanha #TamoJunto ajuda a perceber a importância do trabalho em equipe e melhorar a comunicação entre diferentes setores internos. “O nosso trabalho deve ser feito  em sincronia com o restante da empresa. Outras áreas precisam de nós, da Produção, assim como nós precisamos deles. Por isso, a comunicação entre todos deve sempre estar bem afinada, e acredito que temos isso hoje”, relata.

Incentivo para melhorias

Para incentivar os colaboradores a identificarem demandas e desenvolverem melhorias e redução de custos na operação, a Imerys também desenvolve, desde 2014, o programa I-Cube (Imerys Industrial Improvement, em português, Imerys Melhoria Industrial). Por meio da metodologia do programa, a empresa aumenta a velocidade e a qualidade dos processos ao investir no desenvolvimento de uma cultura de melhorias entre os colaboradores de todas as áreas.

Nas unidades da Imerys no Pará, só em 2017 foram implementados 50 projetos de melhorias em 12 departamentos. Dentre os benefícios do I-Cube, destacam-se melhorias de organização, limpeza, segurança do trabalho e redução de custos. Como exemplo, um desses projetos, intitulado Redução de Insumos nas Polpas de Produto Final, trouxe uma economia de 120 mil reais ao diminuir a quantidade de biocidas usados na produção de polpas de caulim.

“No início das operações , dosávamos menores quantidades de biocidas, mas com o passar do tempo aumentamos essa dosagem por preocupação com a qualidade. No projeto, foi identificado que poderíamos voltar com a dosagem inicial sem impactar na qualidade”, explica a técnica de laboratório Lidiane Oliveira, idealizadora do projeto.

                                                                                                                   

                            

X

Send us a message