Imerys, Transform to perform

Área de publicações.

  


Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria do Redes – Inovação e Sustentabilidade do Sistema Fiepa (Federação das Indústrias do Estado do Pará).  E são inúmeros os resultados dessa formação: fornecedores mais qualificados e com potencial de atender novas novas empresas.  Pensando em ampliar esses investimentos, a Redes/Fiepa trouxe um projeto piloto para o Estado:  o Programa de Desenvolvimento dos Fornecedores. A Imerys, mineradora  de caulim no Pará, é uma das participantes e acaba de qualificar oito empresas que trabalham diretamente em projetos sociais nas unidades de Barcarena e Ipixuna do Pará. 

Na mineradora, a maior parte dos fornecedores envolvidos em ações de responsabilidade social é formada por microempresários. “Observamos  que esses fornecedores precisam aprimorar ou implementar e ferramentas de gestão. Por conta disso, neste primeiro momento de capacitação focamos na parte administrativa, gestão administrativa, gestão financeira, questões trabalhistas e tributárias de forma a apresentar para eles ferramentas e modelos a serem trabalhados internamente. Estamos levando esse aparato para que melhorem os indicadores e consigam outras propostas”, explicou Rafaela Leoncy, coordenadora de Projeto e Pesquisa da Redes/Fiepa.

Para a gestora da Redes/Fiepa, todos ganham nesse processo, desde a empresa com um trabalho mais qualificado dos seus fornecedores até os microempresários que passam a ter uma gestão mais adequada e se tornam aptos para novas oportunidades. “Prova disso, é que algumas das empresas que atendem a Imerys nos projetos sociais já efetuaram o seu cadastro na plataforma de fornecedores da Redes/Fiepa e, já conseguiram fechar negócios com outras indústrias. Isso é muito importante, pois mostra que conseguimos abraçar toda sustentabilidade dessas empresas, dando não só o direcionamento de gestão e melhorias contínuas, mas também levando para o mercado essas alternativas de fornecedores locais. A parceria de mantenedores, a exemplo da Imerys, também é vital nesse processo”, ressaltou Rafaela.

Há mais de 10 anos no mercado, a Amme Consultoria é fornecedora da Imerys há três anos. Eliel Donza, proprietário da empresa, disse que a capacitação tem sido fundamental para o crescimento dos fornecedores locais. “O resultado dessa capacitação é um momento único porque muita coisa se transformou dentro da Amme através do fomento dessa formação. Isso tem sido tão importante que em 2019 vamos implantar a ISO 9001. As empresas de pequena e médio porte têm muita necessidade de orientação e qualificação, saber que a Imerys investe nisso é enriquecedor e gratificante”, declarou. 

Luciana Pinheiro, analista de Relações com a Comunidade da Imerys, destacou que o programa contribui para qualificar os fornecedores para o atendimento das demandas da empresa. “Por ser uma empresa global, a Imerys precisa de fornecedores qualificados e em conformidade, inclusive, com as normas trabalhistas. Essa capacitação reflete também no crescimento dos fornecedores. Em Ipixuna do Pará, que é uma área remota, ter fornecedores com produtos e serviços de qualidade é bem importante”, disse. “A promoção  do fornecedor local faz parte da política da empresa. Acreditamos que essa capacitação trará grandes resultados e que eles vão estar muito mais alinhados e preparados não só para empresa, mas para o mercado como um todo”, completou Flávia Souza, analista de Relacionamento com a Comunidade da Imerys.

X

Nos envie uma mensagem