Imerys, Transform to perform

Área de publicações.

  


Uma comitiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) visitou a Planta de Beneficiamento da Imerys, em Barcarena, nesta quinta-feira (20). Cerca de 15 técnicos do órgão conheceram um pouco mais sobre as condições, monitoramento e construção  das bacias.

A visita fez parte de um curso de capacitação técnica sobre segurança em barragens, oferecido pela nova gestão da Semas aos servidores do órgão. “Esse curso é muito  importante, não só para os  funcionários da secretaria, mas também para  a Imerys. Quanto mais conhecimento tiverem em barragens e bacias melhor será o diálogo entre empresas e setores do governo”, comentou o gerente de Relações Institucionais, Mauricio Filho, após a visita nas Bacias. Os funcionários visitaram o complexo da bacia 5, atualmente desativada e captando apenas água da chuva, e a Bacia 6, a mais nova e em operação.

Hoje, a Imerys possui duas bacias em operação em Barcarena: a BC-03 e a BC-06, que são monitoradas 24 horas. Elas armazenam basicamente água e caulim e não representam risco ao meio ambiente nem a saúde humana. São realizadas inspeções técnicas sistemáticas e com rotinas diárias por uma equipe dedicada, devidamente capacitada e treinada. Todas as bacias são auditadas semestralmente por consultorias externas especializadas, bem como relatórios periódicos são enviados para Agência Nacional de Mineração. Quinzenalmente são inseridas informações no Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens. 
X

Nos envie uma mensagem