Imerys, Transform to perform

Área de publicações.

  


Ministério Público Federal e Estadual visitam as instalações industriais da Imerys

Em 18 de março de 2019

No domingo, dia 17 de março, técnicos do Ministério Público Federal e do Estado do Pará, visitaram as instalações industriais da Imerys em Barcarena.

A visita aconteceu após denúncias de suposto vazamento de caulim em igarapé da região.

Neste dia, o MP foi recebido pelo corpo técnico da Imerys. Durante as visitas às bacias e às operações, o MP foi também informado em detalhes sobre todas as medidas adotadas permanentemente pela Imerys para assegurar a segurança de suas operações. Na ocasião, os profissionais mostraram ao MP os resultados preliminares das investigações realizadas pela própria empresa que comprovam a não existência de qualquer tipo de vazamento de caulim. 

A SEMADE e a Defesa Civil continuam com investigações profundas no sentido de comprovar a real origem do material que teria alterado a coloração do igarapé da região, fato ocorrido após fortes chuvas locais, características deste período do ano.

A Imerys atua no beneficiamento do caulim, uma argila branca, não tóxica que é encontrada facilmente em toda a Regiao Amazônica, inclusive em praias e igarapés.

Entenda o caso

Desde a primeira semana de março, a empresa tem recebido informações sobre a suposta alteração da coloração do Igarapé Dendê em Barcarena, no Pará, próximos das suas operações industriais. 

A empresa decidiu voluntariamente avisar aos órgãos ambientais, SEMADE (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Barcarena), SEMAS (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará) e Defesa Civil de Barcarena, sobre as denuncias de supostos vazamentos de caulim e tem trabalhado incansavelmente e em parceria com estes órgãos no sentido de apurar e definir a real origem da suposta alteração da coloração das águas do igarapé.

Acompanhe pelo website da Imerys informações sobre as vistorias de órgãos e novidades sobre esse assunto.

X

Nos envie uma mensagem