A tolerância ao risco descreve o nível de risco que um investidor está disposto a assumir pelo potencial de um retorno mais elevado. Sua tolerância ao risco é um dos fatores mais importantes que afetarão quais ativos você adiciona ao seu portfólio.  

como investir para ter uma renda passiva

“Antes de decidir qual o nível de risco da carteira que um investidor pretende atingir, precisa de avaliar o nível de conforto com o risco, ou volatilidade”, diz Niestradt. “Eles ficam nervosos ao investir quando veem o S&P 500 cair mais de 24% como aconteceu este ano?” Ela adiciona. Estas questões são importantes porque certos ativos tendem a ser mais voláteis do que outros.  

Uma maneira de avaliar sua tolerância ao risco é responder a um questionário de tolerância ao risco. Normalmente, trata-se de um pequeno conjunto de perguntas de pesquisa que o ajudarão a entender qual é a sua tolerância ao risco com base nas respostas selecionadas. Alguém com uma tolerância mais conservadora pode ter mais do seu portfólio em títulos e dinheiro em comparação com ações; alguém com uma tolerância mais agressiva pode ter uma parcela maior de seu portfólio em ações.  

Ao avaliar sua tolerância ao risco, lembre-se de que ela é diferente da capacidade de risco. Sua tolerância ao risco mede sua disposição de aceitar riscos para obter um retorno maior. É essencialmente uma estimativa de como você reagiria emocionalmente às perdas e à volatilidade. A capacidade de risco, por outro lado, é definida como a quantidade de risco que você pode assumir.